Um ano novo cercado "por bons poderes"

Amigo Leitor, ouça esta interpretação musical:
Ela música foi produzida a partir de um poema composto pelo Pastor Luterano Dietrich Bonhoeffer em meio à II Guerra Mundial, quando ele era prisioneiro do regime nazista. Veja a tradução para o português:

“Por bons poderes fielmente cercado,
maravilhosamente protegido e consolado –
assim com vocês estes dias desejo passar
e com vocês também num novo ano entrar.

Se nos estendes o cálice pesado e amargo
do sofrimento, cheio até a borda,
nós o tomaremos gratos e sem tremor
das tuas mãos plenas de bondade e amor.

Quando se espalhar profundo o silêncio,
faz com que ouçamos aquele som intenso
do mundo que invisível se estende ao nosso redor,
de todo o teu povo que a ti está rendendo louvor.

Por bons poderes maravilhosamente protegidos,
esperamos consolados o que nos será trazido.
Deus está conosco de noite e de manhã,
e com toda a certeza a cada novo amanhã.”
(Extraído de: Dietrich Bonhoeffer: Discipulo – Testemunha – Mártir)

O Pastor Luterano Dietrich Bonhoeffer, mesmo em meio à crise da guerra, crê e confia firmemente que está cercado pelo poder de Deus. Ele espera ansioso e consolado pelo que será trazido para ele. Ele confia e crê, com toda a certeza, que Deus está com ele todos os dias, de noite, de manhã e a cada novo amanhã. Ele tem esta certeza por causa de Cristo Jesus que morreu na cruz para nos livrar dos pecados e ressuscitou para nos dar a salvação e a vida eterna.

Neste novo ano que já iniciou Deus quer transformar por completo a nossa vida. Ele tem preparado um novo horizonte, uma nova realidade para nós. A Bíblia chama isto de “A Nova Jerusalém” (Ap. 21). Esta nova realidade de vida vem de Deus para todos nós. Deus quer estar presente na minha e na tua vida. Ele quer habitar (viver) conosco. Por isso esse ano de 2014 pode ser especial para você e pra mim.

Com certeza, também neste novo ano, teremos dias de tristeza, choro e dor. Por isso mesmo devemos nos aproximar de Deus e sentir o seu amor por nós. Em 2014 Deus vem ao nosso encontro, ainda que haja dores e dificuldades. Deus nos consola, fortalece e anima.

Que a paz de Deus que excede todo o entendimento guarde nossos corações e nossas mentes em Cristo Jesus, nosso Senhor e nos abençoe neste novo “Ano Novo”. Amém!


Marcelo Peter

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a postagem: