A Redescoberta da Reforma


No dia 31 de Outubro, em todos os lugares do mundo os Luteranos celebram o dia de Reforma Protestante. Essa Reforma te início na Alemanha, e teve como seu ponto auge o dia 31 de Outubro do ano de 1517, quando o monge agostiniano Martim Lutero, prega na porta da igreja que fica dentro do castelo da cidade de Wittenberg suas 95 teses.     

Essas teses falam do reencontro com um Deus que é misericordioso e que ama e perdoa o pecador. E não um Deus distante, que é apenas um juiz, distribuidor de castigos e que cobra pelo perdão. Lutero descobriu na Palavra de Deus, na Bíblia, o Deus que oferece a graça. Ele redescobriu o Deus que não faz negócios com o seu amor e a sua misericórdia. Lutero redescobriu o Deus que ama as pessoas pecadoras, as pessoas fragilizadas, as desesperadas. Lutero dirá que só consegue entender Deus quem o compreende a partir do seu rosto voltado visivelmente para o mundo, no sofrimento e na cruz.

Essa redescoberta está prestes há comemorar 500 anos. E por isso, as Igrejas Protestantes ao redor de todo o mundo estão em festa.

Pastor Ricardo Brosowski.

Paróquia Evangélica de Confissão Luterana no Vale do Juruena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a postagem: