Ação do Espírito Santo - Tema do Ano 2013


Há pouco mais de um mês celebramos a Páscoa. Agora estamos iniciando o mês de maio. Neste mês temos duas datas importantes para a vida da Igreja. Uma delas é o dia da “Ascensão” (09/05), quando o Cristo Ressuscitado subiu aos céus. A outra é o dia “Pentecostes” (19/05), quando Deus Pai e Jesus Cristo enviam o Espírito Santo de Deus para os discípulos, surgindo assim a Igreja Cristã.


Porque Deus nos concede seu Espírito Santo, e nos reúne através da Igreja, podemos pensar e refletir sobre a nossa atuação como pessoas cristãs. O tema do ano “Ser, Participar, Testemunhar: Eu vivo comunidade” quer nos motivar e animar para vivenciar nossos dons, a serviço do Reino de Deus, na vida em comunidade. Quem nos chama, anima, motiva e inspira para colocar nossos dons a serviço é o Espírito Santo de Deus.

Diz a Bíblia em Gênesis 2. 7 que “formou o SENHOR Deus ao ‘ser humano’ do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o ‘ser humano’ passou a ser alma vivente.” (Gn 2.7). Vejam que interessante! Deus forma o ser humano e lhe sopra o alento de vida. Deus concede seu Santo Espírito. A partir deste gesto nós podemos SER alma vivente. A partir de Deus nós somos... Temos valor, importância e dignidade diante de Deus. O tema do ano, ao trazer o verbo SER, nos relembra que somos quem somos porque Deus nos criou e abençoou.

Diz a Bíblia ainda em João 20. 21-22 que Jesus, depois da ressurreição, disse aos seus discípulos: “Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio. E, havendo dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.” Ao receber o Espírito Santo, os discípulos iniciaram o trabalho da Igreja. Eles começaram a PARTICIPAR da obra do Reino de Deus. De tal modo, o tema do ano nos recorda que, como membros da Igreja de Cristo, devemos participar da vida da Igreja. É tarefa nossa viver a fé em Deus na vida em comunidade.

Mais uma vez voltando para a Bíblia, em Atos 1.8 está escrito: “recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas.” Por causa da ação do Espírito Santo, podemos e devemos TESTEMUNHAR nossa fé. É tarefa nossa dar testemunho daquilo que cremos e confessamos.

A partir do amor de Deus por nós podemos SER, PARTICIPAR e TESTEMUNHAR. Deus soprou o alento de vida sobre nós para SER criatura de Deus. Jesus Cristo soprou o Espírito Santo para PARTICIPAR na vida da Igreja. O Espírito Santo nos é enviado para TESTEMUNHAR nossa fé. Seu Espírito Santo age sobre nós para que vivamos em comunidade. Vamos exercitar isto em nosso dia-a-dia. Vamos também soprar o amor de Deus aos nosso irmãos e irmãs na fé!

ORAÇÃO
“Santo e amado Deus, ao criar o ser humano lhe deste o sopro de vida. Tu enviaste o Espírito Santo aos discípulos, dando-lhes coragem para levar a mensagem de Cristo a todos os lugares, iluminando vidas, criando a primeira comunidade cristã. Obrigado porque cumpriste Tua promessa de, juntamente com Teu Filho, enviar-nos o Teu Santo Espírito vivificador e santificador. Nós te pedimos: concede constantemente o vigor e o poder desse Espírito, para que possamos SER luz e anunciar a tua vontade. Ilumina nosso coração e nossa mente para PARTICIPAR da vida em comunidade e TESTEMUNHAR nossa fé em Ti, por meio de tua Palavra orientadora. Ajuda-nos a ser, participar e testemunhar por Jesus Cristo, Teu Filho, que contigo e com o Espírito Santo vive e reina eternamente hoje e eternamente. Amém!

Ser, Participar, Testemunhar: Eu vivo comunidade
Eu sou o seu Deus. Eu lhes dou forças, ajudo e protejo com a minha forte mão.
                                                        (Is 41.10)                                                     
Marcelo Peter

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a postagem: