Liturgia do Culto Comunitário

Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil
Tempo após Epifania – Batismo de Nosso Senhor
 Prelúdio

Acolhida
Ministro/a: “Depois que Jesus foi batizado, ouviu-se uma voz dos céus: Tu és o meu filho amado, em ti me comprazo.” (Marcos 1.11). Com estas palavras bíblicas saúdo-vos cordialmente neste culto. Irmanados na mesma fé e esperança iniciemos louvando e enaltecendo ao nosso bom Deus cantando:

Hino:         .Quando o Espírito de Deus soprou (Nº 437 Hinos do Povo de Deus).

Invocação
Ministro/a: Unidos aqui neste culto, queremos celebrar em comunhão e união, em nome de Deus, o Pai,  e o Filho e o Espírito Santo (+).
Comunidade: Amém.
Ministro/a: O nosso socorro vem do Senhor,
Comunidade: Que fez o céu e a terra.

TODOS: :.Envia Teu Espírito, Senhor, e renova a face da terra.: (367 HPD)

Confissão de Pecados
Ministro/a: Diante deste Deus, Criador e Mantenedor da vida, queremos nos achegar neste momento com humildade e fé, para ouvir a Palavra que nos alimenta e nos revigora. Para isso, vamos, em conjunto, abrir os nossos corações; confessar os nossos pecados a Deus e pedir lhe o perdão em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo. Portanto, confessai e dizei comigo:
Todos: Eu, pobre ser pecador, confesso a ti, todo-poderoso Deus, meu Criador e Salvador, que não somente pequei por pensamentos, palavras e obras, e, sim, fui concebido e nascido em pecado, de modo que a minha natureza inteira e todo o meu ser são culpados e condenáveis perante a tua justiça. Por isso, abrigo-me à tua insondável misericórdia e procuro o teu perdão, dizendo: Ó Deus, tem compaixão de mim, pobre pessoa pecadora.
Ministro/a: Todo poderoso Deus, tenha piedade de nós, ouve os nossos clamores, perdoa os nossos pecados e nos conduza à vida eterna, por Teu Filho Jesus Cristo, Nosso Senhor.
Comunidade: Amém.

Absolvição
Ministro/a: O onipotente e misericordioso Deus teve compaixão de nós. Ele entregou, por nós, seu Filho unigênito à morte, e, por amor dele, perdoou-nos todos os pecados; deu, também, a todas as pessoas que crêem em o nome dele, poder de tornarem-se filhos e filhas de Deus, e prometeu-lhes o seu Espírito Santo. Eis que o perdão vem de Deus, o Pai e o Filho e o Espírito Santo (+).
Comunidade: Amém.
Ministro/a: O trino Deus nos dê a graça de celebrar este culto com corações e lábios puros, por amor do seu santo nome.
Comunidade: Amém.
TODOS: :.Louvemos todos juntos o nome do Senhor.: (HPD 349)

Intróito (Salmo 29)
Ministro/a: Tributai ao Senhor, filhos de Deus,
Comunidade: Tributai ao Senhor glória e força.
Ministro/a: Tributai ao Senhor a glória devida ao seu nome,
Comunidade: adorai o Senhor na beleza da santidade.
Ministro/a: A voz do Senhor é poderosa;
Comunidade: a voz do Senhor é cheia de majestade.
Ministro/a: O Senhor dá força ao seu povo,
Comunidade: o Senhor abençoa com paz o seu povo.

Gloria Patri
Ministro/a: Glória seja ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo,
Comunidade: como no princípio, agora e sempre, pelos séculos dos séculos! Amém.

Kyrie eleison
Ministro/a: Kyrie eleison!
Comunidade: Senhor, tem compaixão de nós.
Ministro/a: Senhor, tem compaixão!
Comunidade: Senhor, tem compaixão de nós e de todos os que sofrem.
TODOS: Pelas dores deste mundo, ó Senhor, imploramos piedade. A um só tempo geme a criação. Teus ouvidos se inclinem ao clamor desta gente oprimida. Apressa-te com tua Salvação! A tua paz, bendita e irmanada com a justiça. Abrace o mundo inteiro. Tem compaixão! O teu poder, sustente o testemunho do teu povo. Teu Reino venha a nós! Kyrie eleison! (Coleção Miriã)

Gloria in Excelsis
Ministro/a: Glória a Deus nas alturas!
Comunidade: E na terra paz às pessoas a quem ele quer bem!
TODOS: Glória, glória, glória a Deus nas alturas. Glória, glória, paz entre nós, paz entre nós. (HPD 346)

Oração do Dia
Ministro/a: Vamos, agora, em oração, pedir a Deus que nos agracie com sua divina presença e nos conceda, ao ouvir sua Palavra, o desejo de vivenciar a nossa fé. Oremos:
Ministro/a: Santo e amado Deus, tu cuidas de nós como um pai e uma mãe cuidam de seus filhos. Quando clamamos, tu nos atendes. Quando pecamos, ao buscar com sinceridade o teu perdão, tu nos perdoas. Quando estamos em aflição, tu nos acolhes. Quando nos alegramos, tu nos permites aclamá-lo. Neste momento, chegamos a ti em oração e pedimos: ilumina-nos com tua Palavra e concede-nos o teu Santo Espírito, para que sejamos terra fértil, onde teus ensinamentos possam firmar raízes, germinar e produzir frutos de paz, de obediência, de amor, de vida e de compromisso contigo e com tua Santa Igreja.
Comunidade: Em nome de Jesus Cristo, que contigo e com o Espírito Santo, um só e verdadeiro Deus, vive e reina de eternidade a eternidade. Amém.

Hino: .Deus sempre me ama (Nº 209 HPD).

1ª Leitura: (Antigo Testamento: Isaías 43. 1-7)
Comunidade: É como a chuva que lava, é como o fogo que arrasa. Tua palavra é assim, não passa por mim sem deixar um sinal. (Em Tua Casa)

2ª Leitura: (Epístola: Atos 8. 14-17)  
Comunidade: ♪ Pela Palavra de Deus saberemos por onde andar. Ela é luz e verdade; precisamos acreditar! (HPD 381)

ACLAMAÇÃO DO EVANGELHO
Ministro/a: (de pé) Aclamemos a Leitura do Santo Evangelho cantando: aleluia!
TODOS: ♪  /: Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia! :/  (ETC)
Ministro/a: O Senhor seja convosco!
Comunidade: E com teu espírito!
Ministro/a: Proclamação do Santo Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, conforme o Evangelista Lucas 3.15-17, 21-22
Ministro/a: Palavra do Senhor.
Comunidade: Louvado sejas, Cristo! (ETC)

Prédica

Confissão de Fé (Credo Apostólico)

Hino (recolhimento das ofertas): .Damos graças ao Senhor (Nº 239 HPD).

Avisos:

Hino: .Obrigado Pai Celeste (Nº 286 HPD).

Oração Geral da Igreja
Ministro/a: Queremos, agora, após tocados pela Palavra de Deus, nos colocar em oração, trazendo nossa gratidão pelas dádivas recebidas, lembrando todas as alegrias e conquistas. Também neste momento, queremos colocar nas mãos de Deus todo o nosso futuro e as nossas preocupações. Vamos, num gesto de humildade e união, juntar as nossas mãos, fechar nossos olhos e orar a Deus agradecendo e intercedendo. Oremos:
Ministro/a: Onipotente a grandioso Deus, a tua Palavra orienta nossa vida de fé. Tu nos dizes: “Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso.” Somos gratos, Senhor, por tua bondade e por tua Palavra que nos convida a seguir-te com perseverança. São tantas as vezes que tu, ó Deus, nos acolhes nas horas de dor e sofrimento, e nós sequer percebemos tua presença. Graças Te damos Senhor, por sermos aceitos por Ti mesmo havendo em nós a marca do pecado. Obrigado por nos concederes tua bênção e proteção, teu amparo e tua força. Graças te rendemos por todas as dádivas que tu nos dás: o pão de cada dia, a família, o lar, o trabalho, as amizades, a vida em comunidade e tudo o mais que precisamos para viver.
Senhor Deus, Lembra-te da Tua Santa Igreja presente no mundo inteiro. Pedimos de modo especial que olhes pela IECLB, Igreja na qual somos membros. Olha, Senhor, por cada Sínodo, paróquia e comunidade. Também te pedimos, Senhor nosso, que zeles por cada família, para que também ali, dentro do lar, pais e mães sejam bons exemplos para seus filhos/as. Que haja sempre bom entendimento, diálogo, paz, compreensão, carinho, respeito e amor. Queiras Deus, em tua infinita bondade, olhar por todas aquelas pessoas que não vivem com sinceridade a fé cristã ou que vivem afastadas do convívio da comunidade, estragando, muitas vezes, sua vida e sua saúde com vícios, drogas, prostituição e roubos. Que a mensagem de paz revelada em Jesus Cristo, através de nós, chegue também a estas pessoas. Senhor Deus, estejas também com as pessoas que estão sofrendo por causa da dor do luto; estejas ao lado das pessoas acamadas e adoentadas, fazendo com que possam viver na fé, na esperança e no amor.
    Santo Deus, ouça todos estes pedidos e agradecimentos. Ouve em especial também, cada pedido que trazemos em nossos corações. Por isso, confiantes na tua graça e dispostos a viver a fé cristã com palavras e ações, nos unimos a uma só voz na oração que Cristo nos ensinou:
TODOS: Pai nosso...

Bênção e Envio
Ministro/a: Jesus Cristo nos chama a sermos seus seguidores e a testemunharmos a nossa fé onde quer que estejamos. Portanto:
Ministro/a: ♪ Abençoe-vos o Deus, todo-poderoso, Pai, Filho Espírito Santo (+).
Comunidade: ♪ Amém.
Ministro/a: ♪ Ide em paz, ide em paz, oh meus irmãos, e anunciai ao mundo inteiro que o Senhor é amor.
Comunidade: Demos graças a Deus. (HPD 378)

Poslúdio

Marcelo Peter 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a postagem: