Você conhece o Salmo 23?

Vou começar com uma pergunta retórica: você conhece o Salmo 23? Este salmo não somente é um dos mais populares, como também é o texto bíblico preferido de muita gente. Popularmente ele serve para as situações mais diversas da caminhada. Para bons e maus momentos. O Salmo 23 exprime o relacionamento da pessoa com Deus.

Em geral, todos os Salmos falam da experiência humana com Deus. normalmente exprimem experiência de júbilo e tristeza, vitória e fracasso; sempre mostrando como deve ser o relacionamento com Deus. De forma especial, o Salmo 23 quer encorajar-nos a perceber que Deus está no controle das nossas vidas, dos nossos sonhos e projetos, como também das nossas emoções, dos nossos sentimentos. Ele está conduzindo nossa saúde física e mental, quando "deixamos" Ele nos conduzir.

O Deus que nos criou conhece a nossa essência, sabe o quanto somos frágeis e certamente conhece os nossos problemas e nossas dificuldades. Quando confiamos plenamente em Deus, tal como o autor deste lindo Salmo testemunha, então não andamos sozinhos pelo vale da sombra da morte. Pelo contrário, quando confiamos em Deus acima de tudo, ele é nosso Bom Pastor, que renova as nossas forças e nos guia por caminhos certos...

O Salmo 23 fala da confiança e da fé em Deus. O Salmista escreveu: certamente que a bondade e misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida. Através destas palavras, o salmista nos mostra que Deus não é inacessível, distante ou indiferente. É um Deus que nos ama e que cuida de nós. Ele sempre nos procura e nos encontra.

A pessoa que escreveu este salmo é alguém que reconhece em Deus aquele que satisfaz "todas as suas necessidades". O autor deste salmo não encontra motivos para lamentar e tampouco argumentos para questionar o seu Deus sobre as adversidades da vida.

Mas, o salmista também não é ingênuo a ponto de pensar que tudo na vida é como num conto de fadas. A pessoa que escreveu o Salmo 23 admite e reconhece que existem adversidades na vida, quando ele escreve: "Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte."

Apesar da bondade e do poder de Deus sabemos que as dificuldades continuam apresentando seus sinais. Muitas dificuldades existem na vida. Pode ser uma enfermidade, desemprego, conflito familiar ou qualquer outra adversidade. Ou seja, muitas vezes o inimigo pode estar em nós mesmos.

O autor do Sl 23 revela como a partir da fé podemos ver as coisas de outro modo. Podemos confiar no amor e no cuidado de Deus que é acima de todas as coisas. Deus, em Jesus Cristo, é nosso Bom Pastor.

Considero que o mais importante neste Salmo é a afirmação da certeza da presença de Deus em meio às dificuldades da vida. Quando tudo vai bem não temos muita dificuldade para afirmar a fé em Deus. Mas afirmar a certeza da presença de Deus nas horas mais difíceis é profunda confissão de fé. É realmente fé!

Marcelo Peter