Ministério Diaconal e "Dia Nacional da Diaconia"

A IECLB (Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil), em sua vida de comunidade, irmanada com as demais igrejas da Reforma do século XVI, entende [por meio do testemunho bíblico] que o Ministério da Pregação (Confissão de Augsburgo Art. 5º) foi confiado, por Deus, à igreja.

De tal modo, o Ministério é da igreja (2 Co 5.20). É, ao mesmo tempo, um dom e uma obrigação (1 Co 3.9). Na comunidade, todas as pessoas batizadas são responsáveis pelo Ministério da Pregação. Isto quer dizer que todas as pessoas que se compreendem como cristãs, pertencentes ao corpo de Cristo (1 Co 12), são responsáveis pelo testemunho vivo e atuante do Evangelho (1 Pe 2. 9). Chamamos isto de Sacerdócio Geral de Todos os Crentes.

Esta ação da comunidade é um serviço espontâneo. Ele acontece de modo natural.  Contudo a igreja, enquanto instituição visível e atuante em diversos contextos, precisa se estruturar para melhor cumprir com sua vocação e missão (Mt 28. 18-20). Por isso mesmo ela é Igreja organizada. Através da organização e para uma eficiente e eficaz atuação ela institucionaliza as atividades ministeriais. Livremente, a igreja chama, capacita e envia pessoas para com ela e em nome dela exercer atividades específicas do Ministério da Pregação. Na IECLB, estas pessoas estão incluídas no grupo daqueles e daquelas que se dedicam ao Ministério com Ordenação. Com isto não há uma diferenciação entre leigos e clérigos, em nível de ‘status’ ou privilégios. Simplesmente distingue-se as funções e atribuições destas pessoas especializadas para o serviço eclesiástico.

Quem se dedica ao Ministério com Ordenação deve entender-se como servidor em prol da causa do Evangelho, dentro do Ministério da Pregação. Na IECLB damos um nome específico para esta conjugação: Ministério Compartilhado.

O Ministério é compartilhado, pois todos devem/podem participar e colaborar. Na ótica do Ministério Compartilhado, dentro da esfera do Ministério com Ordenação, distinguimos quatro funções específicas: o pastoral, o diaconal, o catequético e o missionário.

Hoje queremos direcionar nossa atenção para um deles de forma especial. Referimo-nos ao Ministério Diaconal. Fazemos isto, pois no próximo domingo, dia 22 de abril [3º domingo na Páscoa], celebramos o Dia Nacional da Diaconia.


Nesta data queremos, como Igreja, refletir sobre o Ministério específico da Diaconia, todavia também queremos pensar sobre a atuação diaconal das nossas comunidades através do Sacerdócio Geral de Todos os Crentes.

Para auxiliar em nossas reflexões, todos os anos a IECLB elabora propostas de trabalho e reflexões acerca da DIACONIA para nossas comunidades. Clique na imagem abaixo e confira todas propostas já elaboras desde 2004 até a atualidade:

Se você gosta de história e quer compreender o contexto histórico da atividade diaconal (enquanto ministério) na vida da IECLB, clique na imagem abaixo e leia o texto “A História do Ministério Diaconal na IECLB”:


A você, um bom e abençoado estudo!

Marcelo Peter

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a postagem: